As chitas são tecidos de composição de algodão estampado, normalmente por florais miúdas ou grandes.
As que apresentam ornamentos e detalhes bem pequenos são chamadas de chitinha, já as estampas com detalhamento e flores de tamanho médio são chamadas de chita.
Por fim a estampa grande é chamada de Chitão. Essas estampas apresentam características como: cores vibrantes e contornos bem marcados.
Todavia, há algumas versões de chitas que podem ter variações geométricas e figurativas além, da possibilidade de possuírem goma ou não.
A coleção Chitas surge da proposta de uma releitura contemporânea das origens e identidade brasileira fugindo do estereotipo do tecido da Chita utilizado apenas da forma artesanal.
Através da alfaiataria foi recriado modelos de peças pensadas no corpo da mulher brasileira que visa valorizar seus atributos físicos e suas curvas sem perder a alegância e alegria do colorido que a Chita proporciona no modo de se vestir que a mulher brasileira almeja na sua rotina.
O resultado dessa brasilidade em torno da chita você confere no editorial que possui a criação das peças exclusivas da Designer Mariana Paludo e conta com as modelos Bruna Fleck e Caroline Flores.